terça-feira, 29 de abril de 2014

CLUBES VÃO NEGOCIAR FUNDO DE SOLIDARIEDADE

Os clubes da Segunda Liga, reunidos esta segunda-feira em Oliveira de Azeméis, anunciaram que vão negociar com os emblemas do primeiro escalão e com candidatos à presidência da Liga a criação de um fundo de solidariedade.

A comissão dos clubes da Segunda Liga, representada por Beira-Mar, União da Madeira, Penafiel, Trofense e Oliveirense fica incumbida de "diligenciar com os restantes agentes desportivos, nomeadamente com os clubes da Primeira Liga e com os candidatos à presidência da Liga de clubes, no sentido de encontrar um mecanismo de solidariedade financeira da Primeira para a Segunda Liga, com o objetivo de almejar a sustentabilidade do futebol".

José Godinho, presidente da Oliveirense e porta-voz desta comissão, esclareceu que "a ideia é recuperar algo proposto por Fernando Gomes, quando esteve na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), e que tem por objetivo criar um fundo de solidariedade".

"Os clubes estão unidos e esta comissão é uma forma de fazer com que a II Liga tenha a sua própria identidade. De qualquer forma, estamos disponíveis para receber outros clubes, nomeadamente do escalão principal", afirmou José Godinho. Em comunicado, a comissão da Segunda Liga compromete-se ainda a "apresentar aos clubes mandantes os resultados obtidos" das diligências com os agentes desportivos no próximo dia 30 de maio, altura em que voltam a reunir-se.

Além disso, ficou ainda definido que será requerida "uma assembleia geral extraordinária da LPFP para alterar o formato competitivo da Segunda Liga para a época de 2014/15, numa competição a duas voltas, todos contra todos", travando a estreia do modelo já aprovado que prevê a divisão do escalão em duas séries (norte e sul).

Ligações:

segunda-feira, 28 de abril de 2014

DESP. AVES - SP. COVILHÃ, 1-0 ; 39ª JORNADA

Um golo solitário de Pedro Pereira devolveu este domingo o Aves às vitórias na 2.ª Liga, diante do Sp. Covilhã, e manteve os avenses na luta pela promoção, a duas jornadas do fim.

O golo que fez a diferença no resultado da 40.ª jornada foi apontado pelo suspeito do costume, Pedro Pereira, melhor marcador da equipa, com 12 tentos, aos 59 minutos, com um remate cruzado, após assistência de Jaime Poulsen. Este triunfo manteve o Aves no sexto lugar, agora com 62 pontos, em lugar elegível para disputar a liguilha, à frente do Portimonense (61), que este domingo goleou o Ac. Viseu, por 4-0, e do Chaves (60), vencedor no reduto do Penafiel, inviabilizando a festa de subida dos rubro-negros.

Pedro Pereira foi novamente decisivo

Num jogo equilibrado, disputado por duas formações interessadas em jogar futebol, sem perderem de vista a baliza contrária, o Aves justificou o triunfo pela maior ousadia na segunda parte. O tento de Pedro Pereira, a concluir uma jogada coletiva, quase teve repetição aos 70 minutos, mas Fábio Martins adornou o lance e tentou iludir de calcanhar o guarda-redes iraniano do Covilhã, após jogada de combinação à direita entre Pedro Pereira e o improvisado lateral esquerdo Leandro, face ao castigo a Jorge Ribeiro.

Na sequência do lance, Leandro tentou surpreender Haghighi com um chapéu, de fora de área, e o guarda-redes quase era traído pelo seu próprio golpe de vista. Foram os lances mais perigosos do segundo tempo e, a partir daí, o Aves recuou as linhas, procurando segurar a preciosa vantagem, face a um Covilhã que tentou, mas não conseguiu bater Quim.

O experiente guarda-redes avense já tinha sido determinante no primeiro tempo, quando uma perda de bola de Romaric, aos 30 minutos, isolou Carlos Manuel, mas Quim ganhou o duelo, dois minutos antes de Pedro Pereira, em iniciativa individual, ter acertado no poste da baliza do Covilhã.

Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
Aves - Sp. Covilhã, 1-0. 
Ao intervalo: 0-0. 
Marcadores: 1-0, Pedro Pereira, 59 minutos.

Equipas:
Aves: Quim, Filipe, Romaric, Miguel Vieira, Leandro, Grosso (Jaime Poulsen, 58'), Luís Manuel, Pedro Pereira, Vasco Rocha, Fábio Martins (Renato Reis, 84') e Andrew (Ruben Neves, 76'). 
Suplentes: Ricardo Moura, João Paulo Gomes, Ruben Neves, Renato Reis, Valente, Vasco Matos e Jaime Poulsen.
Treinador: Fernando Valente.
Sp. Covilhã: Haghighi, Janício, Edgar, Joel, Soares, Victor Massaia (Tiago Martins, 72'), Gilberto, Alex Kakuka (Gui, 80'), Carlos Manuel, Adriano (Kizito, 72') e Bata. 
Suplentes: Taborda, Rocha, Tiago Martins, Samu, Gui, Kizito e Lucas.
Treinador: Francisco Chaló.

Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa). 
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Joel (20'), Grosso (43'), Soares (65'), Jaime Poulsen (87') e Luís Manuel (89').
Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.

Ligações:

domingo, 20 de abril de 2014

CHAVES 2 - 1 C.D.AVES

G.D.CHAVES2 - 1C.D.AVES
Luís Pinto, 12' Pedro Pereira, 19'
Luís Pinto, 84'

por Manuel Resendes c/Lusa, via Futebol365:

O Desportivo de Chaves venceu este sábado em casa o Desportivo das Aves, por 2-1, com “bis” de Luís Pinto, em encontro da 39.ª jornada da Liga2 Cabovisão, e relançou-se na luta pela promoção ao escalão principal. 
 
Num jogo emotivo, Luís Pinto marcou aos 12 e 85 minutos, o segundo de grande penalidade, depois de falhar uma outra, e interrompeu uma série de sete jogos do Aves sem derrotas. Pedro Pereira, aos 19, foi o autor do golo do Aves.

Com esta vitória caseira, a equipa de Trás-os-Montes sobe ao oitavo lugar, com 60 pontos, e fica a um ponto do Portimonense e a dois do Desportivo das Aves, principais adversários na luta pela subida à I Liga de futebol portuguesa.

O Desportivo de Chaves entrou melhor no jogo e revelou ser uma equipa personalizada e confiante, chegando ao golo logo aos 12 minutos, por Luís Pinto, a passe do cabo-verdiano Kuca.
O Aves chegaria ao empate sete minutos depois, através de uma grande penalidade concretizada por Pedro Pereira, a penalizar falta de Bruno Magalhães sobre Fábio Martins, situação muito contestada pela equipa da casa.

O emblema “azul-grená” reagiu e, aos 25 minutos, poderia ter voltado ao comando do marcador, só que o veterano Quim deteve a grande penalidade apontada por Luís Pinto.

O Chaves não baixou a toada de jogo e, de novo Luís Pinto, no minuto seguinte, isolado pela esquerda, rematou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mais objetivos e diretos nas ações ofensivas, os transmontanos ficaram perto do golo aos 32 e 33 minutos, por Barry e João Góis.

Os forasteiros só voltariam a assustar os transmontanos aos 40 minutos, com Pedro Pereira, isolado e na cara de Paulo Ribeiro, a falhar o segundo tento no jogo.
Aos 41 e 45 minutos, Quim voltou a brilhar e negou o golo a Barry, mas, antes de recolher aos balneários, Luís Pinto poderia ter aumentado a vantagem no marcador.

No reatamento da partida, o Aves foi conquistando o meio campo e equilibrou o jogo, mas sem levar lances de verdadeiro perigo à baliza de Paulo Ribeiro. O Desportivo de Chaves, aos poucos, ia subindo no terreno e Bruno Magalhães, aos 53 minutos, rematou forte, mas a bola saiu ao lado.
O jogo mudaria de rumo com a expulsão do forasteiro Jorge Ribeiro, aos 67 minutos, e, reduzido a 10 unidades, o Desportivo das Aves acabou por “perder o rumo” do jogo.

O Chaves estava mais pressionante e aguerrido e corria atrás da vitória, com Luís Pinto, pela esquerda, a falhar o segundo tento aos 77 minutos.
A cinco minutos do final, Luís Pinto “bisou”, com a conversão de novo castigo máximo, sentenciando o encontro.

No final, os ânimos exaltaram-se, com a claque do Desportivo das Aves a arremessar cadeiras para dentro do campo, obrigando à intervenção das autoridades policiais. 

G.D.Chaves-C.D.Aves
Paulo Ribeiro Quim
R. Chaves (Bruno Moreira, 73') Grosso
Luis Pinto Tito (Andrew, 89')
Jailton Miranda Pedro Pereira
João Gois Leandro
Bruno Magalhães Romaric
A. Nkufo (João Fernandes, 87') Jorge Ribeiro
Luis Barry (Gustavo Souza, 91') Vasco Rocha
Nélson Lenho Miguel Vieira
Siaka Bamba Fábio Martins (Renato, 62')
Miguel Castro Luís Manuel (Jaime Poulson, 84')
Suplentes Suplentes
Nuno Dias Rui Faria
Lamine Bá Andrew
João Fernandes Renato
Luis Oliveira Filipe
Gustavo Souza Valente
Bruno Moreira Jaime Poulson
Pierre Sagna João Paulo
T: Quim Machado T: Fernando Valente

Ligações:
Liga Portugal - Ficha de Jogo
zerozero - Ficha de Jogo
Futebol365 - Liga2 Cabovisão: Luís Pinto garante triunfo do Chaves sobre Aves

terça-feira, 15 de abril de 2014

VASCO ROCHA: " A SUBIDA DE DIVISÃO SERIA PRÉMIO JUSTO "

O Aves foi o grande vencedor da jornada deste fim de semana, graças ao triunfo sobre o vizinho Moreirense, por 1-0, e a novo deslize do Portimonense, que não foi além de um empate na receção ao Tondela. Esta conjugação de resultados permitiu à equipa isolar-se no posto que dá acesso ao playoff que decide a última vaga na 1.ª Liga.

A vitória frente ao Moreirense foi muito importante, porque significou um grande passo para nos mantermos na luta pela promoção”, começou por referir o médio Vasco Rocha, acrescentando: “A subida de divisão seria um prémio justo para o Aves, atendendo ao futebol positivo que está a desenvolver esta temporada. Temos valorizado este escalão.”

Vasco Rocha

Neste sprint final do campeonato, o conjunto de Vila das Aves ainda terá de defrontar Chaves, Sp. Covilhã, Tondela e Ac. Viseu. Vasco Rocha, de 25 anos, sublinha ser necessário à equipa “continuar a trabalhar da mesma forma, pois está no bom caminho”. “Não devemos perder a nossa identidade. Temos vindo sempre a melhorar, realizámos uma segunda volta de bom nível [n.d.r.: 33 pontos somados] e estou convicto que ainda podemos subir de rendimento”, reforçou o camisola 17.

Preponderante

Foi o golo de Vasco Rocha – o sétimo da sua conta pessoal – que valeu o triunfo tangencial sobre o líder da tabela. Uma aptidão para decidir jogos que, na verdade, não vem de agora. Durante o presente campeonato, o médio apontou ainda os golos que valeram as vitórias sobre Tondela, Oliveirense e Leixões, todas por 1-0. Vasco abriu ainda o caminho para os triunfos (2-0) sobre o Moreirense, na 1.ª volta, e Farense.

O outro golo registado foi frente ao Trofense, onde a turma de Fernando Valente se superiorizou por 3-1, tendo Vasco Rocha assinado o último tento avense.

Futuro posto na prateleira

O contrato de Vasco Rocha, várias vezes associado ao P. Ferreira, termina no fim da época. “Nesta altura não vale a pena estar a falar do meu futuro. Estou apenas focado em ajudar o Aves a concretizar o seu objetivo”, disse.

Ligações:

domingo, 13 de abril de 2014

MAIS UMA VITÓRIA NO DÉRBI!

C.D.AVES1 - 0MOREIRENSE
Vasco Rocha, 91'

Depois da vitória na primeira volta, nova vitória frente ao Moreirense! 

por Manuel Resendes c/Lusa (via Futebol365):


Um feliz Desportivo das Aves venceu hoje o líder Moreirense, com um golo nos descontos de um emotivo jogo, e relançou a formação avense na luta pela promoção na II Liga de futebol, na 38.ª jornada.
 
Vasco Rocha foi o "herói" dos locais, com um cabeceamento certeiro, após centro de Grosso da direita, aos 90+1 minutos, que colocou o Aves no quinto lugar, provisoriamente à frente do Portimonense (tem de vencer hoje o Tondela para manter a vantagem de um ponto) e a apenas três pontos do Penafiel, em zona de subida (recebe o Académico de Viseu).

A derrota do Moreirense, que já tinha perdido no jogo da primeira volta (2-0), pode significar a perda da liderança no campeonato, caso o FC Porto B, com menos dois pontos, vença hoje na receção à Oliveirense, mas mantém a formação de Moreira de Cónegos na rota da subida, com 69 pontos.

O Aves foi feliz na forma como alcançou o triunfo, numa altura em que o nulo parecia subsistir, após uma primeira parte equilibrada e um segundo tempo de domínio quase absoluto do Moreirense.
Os líderes do campeonato entraram melhor e revelaram ser uma equipa personalizada e confiante, mas o seu domínio nos primeiros 10 minutos não teve tradução em oportunidades de golo.
Golo de Vasco Rocha decidiu o jogo. Foto zerozero
Seriam, aliás, os locais, mais objetivos e diretos nas ações ofensivas, a ficarem mais perto de marcar, mas Marafona, com duas grandes defesas, aos 12 e 13 minutos, negou o golo a Jorge Ribeiro e Vasco Rocha.
Este "abanão" no jogo, de que resultaram estas duas flagrantes oportunidades de golo, foi o melhor que o Aves conseguiu em todo o encontro, cujo domínio repartiu, em especial na primeira parte, período em que Elízio ainda assustou Quim, na cobrança de um livre direto, aos 27 minutos.

António Conceição, técnico do Moreirense, imprimiu mais velocidade no jogo na etapa complementar e a equipa, já com o "lateral" André Simões derivado para o meio, no lugar do "apagado" Tarcísio, acentuou um domínio que Wagner e André Simões quase materializaram em golo, aos 55 e 57 minutos.

Nos dois casos, Quim, que também brilhou a grande altura num desvio inadvertido do seu colega Romaric, aos 76 minutos, negou o golo e segurou um empate só desfeito num dos últimos lances do encontro, após insistência de Grosso e emenda, de cabeça, de Vasco Rocha, o novo "héroi" do Aves.

C.D.Aves-Moreirense
Quim Marafona
Grosso Anílton Júnior
Pedro Pereira Ricardo
Romaric Filipe Melo
Jorge Ribeiro D. Cunha (Rui Miguel, 75')
Vasco A. Simões
Filipe (Renato, 71') Pires
Andrew (Jaime Poulson, 66') Tarcísio (Paulinho 60')
Miguel Vieira Elísio
Fábio Martins (Leandro, 80') Wagner
Tito Arsénio (Idris, 84')
Suplentes Suplentes
Rui Faria Ferreira
Rúben Paulinho
Renato Sandro
Leandro Rui Miguel
Jaime Poulson Mendy
João Paulo Carvalhas
Luís Manuel Idris
Fernando Valente António Conceição

Ligações:
Futebol365 - Liga2 Cabovisão: Desp. Aves vence Moreirense nos descontos 
zerozero - Ficha de Jogo
Liga Portugal - Ficha de Jogo

segunda-feira, 7 de abril de 2014

MARÍTIMO B - DESP. AVES, 3-3; 37ª JORNADA

O Marítimo B e o Desportivo das Aves empataram este domingo (3-3), em encontro da 37.ª jornada, num festival de golos, cinco deles apontados na primeira parte.

A equipa da casa colocou-se em vantagem logo aos quatro minutos, num lance em que Edivândio recuperou a bola a Romaric e serviu Amar, que rematou por baixo de Quim. O conjunto da Vila das Aves conseguiu empatar aos 25 minutos, quando Diogo Pires ganhou a bola no ar, assistindo Pedro Pereira, que fintou o guardião José Sá e finalizou.

O empate só durou um minuto, pois, aos 26', Rúben Brígido faz uma excelente arrancada pela esquerda, picando a bola sobre Quim e rematando para a baliza vazia. Rúben Brígido voltou a deixar a sua marca no jogo três minutos depois, ao apontar o canto que Fábio Santos concluiu de pé direito, ampliando a vantagem dos "verde-rubros".

Mas, o festival de golos não ficou por aqui, pois, aos 36 minutos, o lateral Jorge Ribeiro fez o corredor esquerdo inteiro, recebeu a bola já na grande área e rematou de ângulo apertado para o fundo das redes insulares.

A qualidade de jogo quebrou na segunda parte, com Armando a tentar aumentar a vantagem, aos 54 minutos, mas a ver o seu remate bloqueado pela mancha de Quim. Aos 67 minutos, o Aves restabeleceu a igualdade, num momento em que estava por cima do jogo, com Jaime Poulson, que havia entrado ao intervalo, a surgir sozinho pela direita, assistindo Andrew, que, no coração da área, concluiu sem dificuldades.

A partir do 3-3, o jogo ficou "partido", com qualquer uma das equipas a poder levar de vencido o jogo. A melhor oportunidade pertenceu ao Marítimo B, já aos 90+1 minutos, num lance em que Fábio Abreu fez o mais difícil e rematou por cima. 

Jogo no Estádio da Imaculada Conceição, no Funchal
Marítimo B - D. Aves, 3-3
Ao intervalo: 3-2. 
Marcadores: 1-0, Amar, 04 minutos. 1-1, Pedro Pereira, 25. 2-1, Rúben Brígido, 26. 3-1, Fábio Santos, 29. 3-2, Jorge Ribeiro, 36. 3-3, Andrew, 67.

Equipas:
Marítimo B: José Sá, Tiago, Fábio Santos, Ricardo Alves, Armando, João Luiz, Filipe Oliveira (Ricardo Fernandes, 61), Amar, Jorge Chula (Kukula, 76), Rúben Brígido e Edivândio (Fábio Abreu, 76). (Suplentes: Rui Vieira, Luís Miguel, Ricardo Fernandes, André Ferreira, Kukula, Fábio Abreu e Carlos Daniel). Treinador: Ivo Vieira.
Aves: Quim, Filipe, Romaric, Miguel Vieira, Jorge Ribeiro, Grosso, Tito, Pedro Pereira, Diogo Pires (Jaime Poulson, 46), Vasco Rocha (Renato Reis, 77) e Andrew (Rúben, 82). (Suplentes: Ricardo, Rúben, Renato Reis, Leandro, Valente, Jaime Poulson e João Paulo). 
Treinador: Fernando Valente.

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tito (09), Vasco Rocha (19), Jorge Chula (43), João Luiz (68), Amar (80) e Armando (90+2).

Assistência: Cerca de 150 espectadores.

Ligações:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

FILIPE SOUSA DE SAÍDA?

Os responsáveis do Paços de Ferreira continuam a prestar muita atenção aos jogadores do Aves e, depois de já terem garantido Vasco Rocha para a próxima temporada, nos últimos tempos têm observado com atenção Filipe Sousa. O lateral-direito tem apenas 22 anos e aproveitou da melhor forma a lesão do habitual titular – Leandro – para mostrar todas as suas qualidades.

Filipe Sousa

Para tornar este namoro dos castores bem mais interessante, refira-se que Filipe Sousa está em final de contrato e, pelo que se sabe, a direção avense ainda não avançou com qualquer proposta formal de renovação. Formado no V. Guimarães, o lateral estreou-se pelos seniores com a camisola do Amarante, mudando-se depois para o Lousada e para oRibeirão. Apesar de não ter sido muito utilizado neste último clube, o salto para as divisões profissionais acabou por se dar em 2012/13.

Nesta segunda época na Vila das Aves, a merecida titularidade chegou finalmente e cedo as suas prestações começaram a dar que falar. O departamento de prospeção do P. Ferreira já o sinalizou, faltando o aval técnico para a sua contratação. A custo zero...

Ligações:

terça-feira, 1 de abril de 2014

AMBIÇÃO RENOVADA PARA O SPRINT FINAL

O triunfo caseiro diante do Santa Clara relançou o Aves na luta pela subida de divisão. Após três jogos seguidos sem vencer perante o seu público, a equipa orientada por Fernando Valente conquistou os três pontos em boa altura, já que todos os adversários diretos na corrida à promoção perderam pontos no passado fim de semana. Restam seis jogos para o final do campeonato, encarados na Vila das Aves com uma ambição renovada e com a confiança de que é possível regressar nesta época ao confronto dos grandes do futebol português. Garantia de Armando Silva, presidente do clube.

É claro que acalentamos o sonho de subir, mas não é esse o nosso objetivo. Ainda há muito campeonato pela frente; os 18 pontos em disputa na 2.ª Liga podem ajudar a dar muitas voltas. Nunca assumimos a subida, mas não enganamos ninguém”, adiantou Armando Silva que, apesar da satisfação, não escondeu o descontentamento por não ter os adeptos ao lado da equipa numa fase determinante da temporada. “Estou tristíssimo com os nossos sócios. No domingo, senti vergonha quando saí do túnel para me dirigir ao banco e vi as bancadas vazias para um jogo tão importante. Estavam pouco mais de 200 adeptos... Não sei o que eles querem mais, com a equipa nos primeiros lugares. Nem sei se querem que o Aves suba de divisão ou que então vá disputar o Campeonato Nacional de Seniores”, criticou, deixando mesmo no ar a hipótese de abandonar o leme se continuar a sentir esta ausência de apoio.

Armando Silva

NÚMEROS

1 desaire do Aves nos últimos 14 jogos. Se o sonho de subir se mantém aceso, muito se deve a este “forcing” final;

294 adeptos presentes no jogo com o Santa Clara deixaram Armando Silva furioso. O presidente exige mais apoio à equipa e ameaçou mesmo bater com a porta.

Ligações: