terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DESP. AVES - BEIRA-MAR; 0 - 1; 31ª JORNADA

O Beira-Mar interrompeu este sábado a série de oito jogos seguidos a pontuar do Desportivo das Aves, ao vencer na Vila das Aves por 1-0, em jogo da 31.ª jornada da 2.ª Liga.

O único golo foi marcado pelo italiano Cocco, aos oito minutos, com um remate frontal, tirando partido da permissividade da defensiva local, num jogo em que os aveirenses, necessitados de pontos, foram pragmáticos e jogaram unicamente para os pontos.

Assim que ganharam vantagem no marcador, os pupilos de Daniele Fortunato assumiram uma postura à italiana, recuaram linhas, sempre com 10 elementos atrás da linha da bola, preocupando-se mais em fechar os caminhos da sua baliza do quem em atacar.

Esta atitude esbarrou num Aves sem ideias, que pareceu demasiado cansado para perseguir um melhor resultado com 10 elementos, após a expulsão de Jaime Poulsen, nos descontos da primeira parte, por alegada simulação na área aveirense. O lance deixou algumas dúvidas e irritou os adeptos locais, que hoje também não puderam rever o futebol apoiado e agradável que a equipa costuma exibir e que a fez aproximar dos lugares de subida.

Mesmo com domínio absoluto na segunda parte, o Aves nunca conseguiu encontrar o caminho da baliza do Beria-Mar e só na fase final do jogo, já com o central Romaric improvisado a ponta-de-lança, a equipa ficou mais próxima de incomodar Rui Rego.

Curiosamente, até foram os aveirenses, em contra-ataque, a dispor dos dois remates dignos desse nome na segunda parte, por Willyan e André Sousa, aos 49 e 81 minutos, mas Quim opôs-se bem.

Com este resultado, o Desportivo das Aves manteve os mesmos 47 pontos e provisoriamente o sexto lugar, mas pode perder o contacto com os primeiros (Moreirense e FC Porto B têm 54 e menos um jogo), enquanto o Beira-Mar fez 40 e ascendeu ao 13.º lugar.

Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
Desportivo das Aves-Beira-Mar, 0-1
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1, Cocco, 8'.
C.D.Aves-Beira-Mar
Quim Rui Rego
Leandro Daffara
Romaric Jaime
Miguel Vieira Nuno Lopes
Jorge Ribeiro Daniel Martins
Tito (Andrew, 58') Dias
Luís Manuel (Rúben Neves, 74') Hélder Tavares
Vasco Rocha André Sousa
Pedro Pereira Cristian (Dieguinho, 79')
Jaime Poulson Willyan (Dudu, 64')
Fábio Martins (Renato, 82') Cocco (Luís Pimenta, 59')
Suplentes Suplentes
Rui Faria Renato
Grosso André Nogueira
João Paulo Gomes Luís Gustavo
Renato Reis Jeferson
Rúben Neves Dieguinho
Andrew Dudu
Vasco Matos Luís Pimenta
T: Fernando Valente T: Daniele Fortunato

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cocco (28'), Jaime Poulsen (35' e 45'+1), Willyan (54'), Nuno Lopes (74'), Rúben Neves (84'), Luís Pimenta (87') e Jorge Ribeiro (89'). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Jaime Poulsen (45'+1).
Assistência: Cerca de 800 espectadores.

Ligações:

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TROFENSE - DESP. AVES, 1 - 3 ; 30ª JORNADA

O Aves venceu este domingo por 3-1 no reduto do cada vez mais "aflito" Trofense, que não vence há nove jogos, e aproximou-se dos lugares da frente, em encontro da 30.ª jornada da Segunda Liga de futebol.

Pedro Pereira apontou tento inaugural de penalty

A formação da Vila das Aves, sem derrotas nos últimos oito jogos, ficou a apenas um ponto do Portimonense e dois do Penafiel, que segue no segundo e último lugar de acesso à Primeira Liga, enquanto o Trofense ficou a seis pontos do 20.º classificado. Até ao primeiro golo, reinou o equilíbrio. Mas, após o tento inaugural, conseguido por Pedro Pereira (32 minutos), na sequência de uma grande penalidade polémica, a castigar alegada mão de Mateus Zouain, o Trofense acusou muito nervosismo. Os dois golos - de Fábio Martins, aos 38 minutos, e de Vasco Rocha, aos 67 - que sentenciaram o resultado final surgiram muito por culpa do guarda-redes Conrado, que saiu mal em ambos os lances. Na segunda parte, a equipa da Trofa encostou o Aves à sua área, controlando o meio campo, ainda que sem criar jogadas de real perigo, e mostrando muitas debilidades na defesa, logo permitindo o contra-ataque fácil do adversário.

No último lance do jogo, já além do tempo dado para compensação, aos 90'+3 minutos, Preciado marcou o golo de "honra" dos trofenses, atirando de longe mais em "raiva" do que em jeito. Num jogo que acabou por ser fácil para os visitantes - ainda que a vantagem seja exagerada -, em grande medida devido à ansiedade dos locais, destaque para a estreia do defesa esquerdo Tiago Portuga, reforço de inverno dos trofenses, vindo do Rio Verde, Brasil.

Jogo no Estádio do Clube Desportivo Trofense, na Trofa.
Trofense-Aves, 1-3.
Ao intervalo: 0-2. Marcadores: 0-1, Pedro Pereira, 32 minutos (grande penalidade). 0-2, Fábio Martins, 38. 0-3, Vasco Rocha, 67. 1-3, Preciado, 90+3.

Equipas:
Trofense: Conrado, Tiago Mesquita, Luís Alberto, Matheus Zouain, Tiago Portuga (Maicon Assis, 61), Tiago, Hélder Sousa, Jorge Inocêncio (Marcelo, 46), Preciado, Rateira e João Jesus.
Suplentes: Diogo Freire, Marcelo, Nanissimo, Dennis, Maicon Assis, André Viana e Guevara.
Treinador: Porfírio Amorim.
Aves: Quim, Leandro, Romaric, Miguel Vieira, Jorge Ribeiro, Luís Manuel (Grosso, 56), Tito, Vasco Rocha, Fábio Martins (Poulsen, 78), Pedro Pereira (Renato Reis, 84) e Andrew.
Suplentes: Ricardo, João Paulo Gomes, Grosso, Rúben Neves, Vasco Matos, Renato Reis e Jaime Poulsen).
Treinador: Fernando Valente.

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mateus Zouain (31), João Jesus (54) e Marcelo (80).
Assistência: cerca de 1.500 espetadores.

Ligações

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DESP. AVES - SPORTING B, 0 - 0 ; 29ª JORNADA

Desportivo das Aves e Sporting B empataram sem golos, desperdiçando a oportunidade de encurtarem distâncias para os primeiros da Segunda Liga, num jogo equilibrado da 29.ª jornada.

Os locais somaram o sétimo jogo consecutivo a pontuar, mas não conseguiram tirar partido da superioridade numérica, após a expulsão de Liu Yiming, aos 43 minutos, por acumulação de amarelos, enquanto os leões apostaram tudo na velocidade do contra-ataque para criar problemas a Quim. Vasco Rocha, aos oito minutos, rematou à figura de Luís Ribeiro, depois de uma triangulação envolvendo Jorge Ribeiro e Fábio Martins, anunciando a melhor fase do Aves no encontro.

No entanto, a formação orientada por Fernando Valente foi pouco eficaz na finalização e errou passes que os jogadores do Sporting B aproveitaram para lançar rápidos contra-ataques, aproveitando a velocidade de Dramé e Enoh e a mobilidade de Ricardo Esgaio. Os jovens leões foram mais rematadores até ao intervalo, sempre a partir de perdas de bola do adversário, mas caíram quase sempre na tentação das jogadas individuais e o experiente Quim levou sempre a melhor a Enoh, Dramé, Esgaio ou Chaby.

A expulsão de Liu, aos 43 minutos, podia ser a chave desbloqueadora que o Aves necessitava, mas, apesar do domínio na segunda parte, por vezes avassalador, faltou algum discernimento aos avançados.

Por duas vezes, aos 50 e 60 minutos, o Aves esteve perto de marcar, mas faltou a emenda, após remates das faixas laterais do ataque, num domínio que se acentuou com o decorrer dos minutos, face a um Sporting mais encolhido, na defesa do precioso empate.

Com este resultado, o Sporting B segurou o sexto lugar, agora com 46 pontos, mais um do que o Aves, sétimo, numa classificação liderada por Penafiel, FC Porto B e Moreirense, todos com 51.

Desportivo das Aves-Sporting B, 0-0
Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves

Equipas:
Desportivo das Aves: Quim, Filipe Sousa (Rúben Neves, 78), Romaric, Miguel Vieira, Jorge Ribeiro, Luís Manuel (Pedro Pereira, 61), Tito, Renato Reis, Vasco Rocha, Fábio Martins (Jaime Poulsen, 71) e Andrew
Suplentes: Ricardo, João Paulo Gomes, Grosso, Rúben Neves, Vasco Matos, Pedro Pereira e Jaime Poulsen
Treinador: Fernando Valente
Sporting B: Luís Ribeiro, Wilson Manafá (Seejou King, 87), Liu Yiming, Sambinha, Welder, Kikas, Iuri Medeiros, Filipe Chaby, Dramé (Matheus Pereira, 68), Ricardo Esgaio e Enoh (Matías Pérez, 46)
Suplentes: Mickael Meira, Matías Pérez, Seejou King, Edelino Ié, Francisco Geraldes, Yan Zihao e Matheus Pereira
Treinador: Abel Pereira

Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sambinha (11), Liu Yiming (32 e 43), Fábio Martins (63), Iuri Medeiros (88) e Luís Ribeiro (90+3). Cartão vermelho por acumulação para Liu Yiming (43).
Assistência: Cerca de 500 espetadores.

Ligações:

domingo, 9 de fevereiro de 2014

FIM DE LINHA NA TAÇA DE PORTUGAL

SP.BRAGA 3 - 1 C.D.AVES (a.p.)
in Público Online:
 
Durou 120 minutos o sonho do Desportivo das Aves, que lutou em Braga até ao limite das forças para garantir uma presença inédita nas meias-finais da Taça de Portugal. Falaram mais alto a qualidade e a experiência do Sp. Braga, que resolveu no prolongamento (3-1) um problema bicudo e assegurou um embate com o Rio Ave na próxima eliminatória.
Dificilmente o jogo poderia ter começado melhor para o Sp. Braga. Aos 3 minutos, Bruno Paixão descortinou uma carga de Vasco Matos sobre Pardo na grande área e apontou para a marca de grande penalidade. Alan não desperdiçou a oportunidade.

Os bracarenses tinham o mote ideal para afastar a aura negativa causada pela derrota frente ao Belenenses, no fim-de-semana, para o campeonato, mas acabaram por ser os seus maiores inimigos.

Mérito também para o Desp. Aves, que não se desmoronou e não abdicou da estratégia. O contra-ataque era a palavra de ordem e a velocidade o instrumento preferencial para chegar com perigo à área de Eduardo.

E foi dela que Vasco Matos fez uso aos 29' para se redimir do lance da grande penalidade. Fugiu a Baiano, caiu dentro da área e desta vez ganhou um castigo máximo. Na conversão, Pedro Pereira atirou para a esquerda, Eduardo caiu para a direita.

Foto de zerozero.

Com a igualdade reposta, o Desp. Aves ganhou fôlego. Foi fechando os espaços como pôde, obrigando o adversário a circular a bola, a maior parte das vezes longe da baliza. E foi com as operações controladas que foi sustendo o Sp. Braga, minuto após minuto, lance após lance, até ao final do tempo regulamentar.

Quim, de regresso a uma casa que conhece como a palma da mão, até tinha ganho um duelo a Rusescu em cima dos 90'. No arranque do prolongamento, no entanto, não teve a mesma sorte. A bola surgiu na pequena área, após um canto, e o avançado romeno desviou para a baliza.

Tal como no arranque da partida, o Desp. Aves voltava a ter uma entrada em falso. Só que, desta vez, já não teve forças para recuperar. Já com Rafa em campo (o holandês Leandro Kappel jogou de início), o Sp. Braga carregava a bola com mais perigo até à área e os visitantes sentiram mais dificuldades em preencher os espaços.

Aos 103', a eliminatória ficou resolvida, quando Aderlan Santos saltou mais alto que a concorrência após um livre de Alan e aproveitou uma má saída de Quim para cabecear para a baliza deserta.

Por essa altura, restava apenas saber qual a dimensão final da derrota do Desp. Aves, que ainda dispôs de uma boa oportunidade para reduzir, por Jaime Poulson. O vencedor, esse, já estava encontrado."
Declarações de Fernando Valente

Fernando Valente, treinador do Aves, em declarações à Sporttv após a derrota em Braga por 3-1:

«Atingimos os nossos objetivos. Demos avanço logo no início, estivemos 20 minutos intranquilos, mas melhorámos e empatámos. Sabíamos que não teríamos muitas oportunidades, talvez nos tenha faltado verticalidade e o último passe».

«Sofremos três golos de bola parada, o que não é normal. Somos uma equipa organizada e temos um plano que resulta. Estou orgulhoso dos meus jogadores».

«Gosto de jogar bem e enquanto for um desalinhado do futebol português o Aves jogará um bom futebol».

Declarações de Fernando Valente, técnico do Desportivo das Aves, depois da derrota (3-1) diante Sp. Braga, que se traduziu no afastamento da Taça de Portugal:
«O sonho foi aquilo que nos trouxe aqui, ter chegado aqui já nos atribui alguma competência. Queríamos aproveitar para mostrar o nosso trabalho. Temos de estar preparados para algumas coisas do jogo, e o Braga começou com algum conforto o que alterou a nossa estratégia.

«Contra estas equipas a ocupação de espaços é importante. Passados vinte minutos equilibramos o jogo e o Braga não teve grandes oportunidades. Conseguimos o empate e controlamos o processo ofensivo do Braga. Fomos eliminados por três golos de bola parada que nos arrumaram deste sonho».

«Chegamos ao prolongamento, foi um prémio mas um prémio amargo. Sabemos que a nossa luta não é esta, a nossa aluta é o campeonato. Há um orgulho neste grupo e no apoio das pessoas das Aves. Parabéns aos meus jogadores e ao Braga que passou. Uma palavra para as gentes das Aves que acreditaram, mas ainda não foi desta.»
Declarações de Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, em declarações à Sporttv após a vitória sobre o Aves na Taça de Portugal:

«O Braga fez um jogo para ganhar. Durante 90 minutos. A equipa pareceu-me menos confiante, consequente da última derrota, mas o Aves foi uma boa equipa. Fomos capazes de resolver esse problema, ganhámos bem e estamos nas meias-finais».

«Os jogadores foram corajosos, pois vínhamos de um mau resultado, após um mês de boas exibições».

«O Aves foi agressivo e concentrado. Essas questões têm de ser valorizadas. Estávamos avisados para isso. O Aves vem de seis vitórias e um empate na II Liga. Mesmo assim podíamos ter decidido o jogo nos 90 minutos».

«Temos jogo no domingo, daqui a menos de 72 horas, e terei de gerir toda esta fadiga. E depois jogamos na quinta-feira para a Taça da Liga. É um quadro complicado».

Declarações de Jesualdo Ferreira, treinador do Sp. Braga, depois do triunfo por três bolas a uma sobre o Desportivo das Aves que vale a passagem às meias-finais da Taça de Portugal:

«Creio que quem viu o jogo está de acordo quando digo que o que fizemos durante os noventa minutos merecia mais golos e o jogo podia ter acabado mais cedo. O D. Aves merece uma menção. Esta equipa que jogou aqui hoje eliminou o Paços de Ferreira em Paços de Ferreira».

«O Braga foi uma equipa serena, dentro daquilo que é a pressão que existe sobre esta equipa e alguns jogadores ainda não estão preparados para esta pressão, o golo que entrou cedo no penálti poderá ter dado a ideia que o Braga terá pousado em cima do relvado o que não é verdade. O Aves não estava ali para perder por poucos mas para discutir o resultado».

«Criámos oportunidades suficientes para ganhar, mas muitas vezes o futebol não é como nós queremos nem como as pessoas querem. O futebol é como é».

«No meu quarto ano de Braga, este é a segunda vez que chegamos à final, esperemos que desta vez com mais felicidade do que há dez anos. Estamos na meia-final da Taça da Liga e ainda há campeonato pela frente. Estamos num processo de desenvolvimento.»

«O Benfica teve dificuldades em passar em Penafiel, o Sporting também teve dificuldades e nós também tivemos dificuldades diante do Aves».

[Penálti?]

«De onde estava não consegui ter noção, mas penso que o penálti pôs o jogo na perspetiva que os jogadores do Desportivo das Aves queriam que é discutir a eliminatória connosco. Do outro lado houve um Quim muito forte, deve dizer-se isso».

Ficha de Jogo do site Futebol 365

Ligações:
zerozero - Ficha de Jogo
ABola - Ficha de Jogo 
Futebol365 - Ficha de Jogo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

LEANDRO TEM FÉ EM NOVA EMBOSCADA AO BRAGA

Leandro é um símbolo do Aves, contabilizando nove épocas ao serviço do clube. Para o defesa-direito o encontro com o SC Braga suscita memórias de 2005/2006, quando o conjunto avense, superiormente treinado por Neca, eliminou a equipa arsenalista da Taça de Portugal numa fase ainda muito prematura, embalando paralelamente para uma subida à Liga.

Leandro

Não é só Leandro que dá de caras com o passado, a mesma viagem apanha Jesualdo Ferreira, que fechava nessa temporada a sua primeira etapa em Braga, conhecendo o contratempo do desaire na Vila das Aves.

«O Braga tinha uma boa equipa, encontrava-se no início de uma era muito positiva. Nos estávamos muito confiantes e nesse ano viríamos a subir. Fomos mais felizes nos penalties. Jogar de novo com o Braga é um bom prenúncio», declara, cheio de fé, o lateral.

Ligações:

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

QUIM " É ESTRANHO REGRESSAR NA PELE DE ADVERSÁRIO "

Menos de um ano depois de ter subido ao relvado do Estádio Cidade de Coimbra com a camisola do Sp. Braga para conquistar a Taça da Liga, na final frente ao FC Porto, o guardião Quim prepara a visita à Pedreira na qualidade de adversário, para tentar eliminar os bracarenses da Taça de Portugal.

Um regresso que o guarda-redes admite ser recheado de sentimentalismo e carregado de nostalgia por força das 14 épocas que passou na equipa profissional da cidade dos arcebispos, mas que não demove este internacional português, aos 38 anos, de alimentar a esperança de bater o pé ao favoritismo adversário. “É estranho regressar a um campo que me diz muito na pele de adversário”, começou por afirmar Quim, assumindo a ligação emocional com os arsenalistas: “Conheço os cantos daquela casa melhor do que ninguém, pelo que é emotivo voltar. Será um jogo especial também porque o Sp. Braga será sempre um clube do coração.”

Quim

Uma ligação extensa quebrada de modo abrupto, mas que Quim garante não afetar o seu profissionalismo e muito menos a vontade de dar continuidade ao sonho do balneário que agora integra. “Dei o melhor de mim, mas isto são as coisas do futebol. Acabei contrato, o Sp. Braga resolveu não renovar, fui à minha vida e cá estou agora ao serviço do Aves. Quis o destino que pudesse regressar agora a Braga como adversário e tenho a certeza que darei o meu melhor”, asseverou o guardião.

Benfica

Quim acabou por sair do Sp. Braga do mesmo modo que abandonou o Benfica, depois de seis épocas consecutivas na Luz. Decisões, contudo, que o guardião garante não terem reflexo no comportamento dos adeptos.

Sinto-me reconhecido e acarinhado”, disse o avense, recordando o episódio que o empate arrecadado na visita ao Benfica B, na última jornada, proporcionou: “Fui campeão duas vezes pelo Benfica e ainda agora sinto o carinho e o apoio dos adeptos, como aconteceu durante o jogo no Seixal. Essa gratidão é muito importante para mim, mas também posso dizer que tenho o mesmo tratamento das pessoas de Braga.”

Ligações:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

BENFICA B - AVES, 0 - 0; 28ª JORNADA

O guarda-redes Quim segurou este domingo o nulo para o Aves, na visita ao Benfica B, em jogo da 28.ª jornada da 2.ª Liga, com várias intervenções de qualidade. O internacional português, que regressou a uma casa que conhece bem, foi a principal figura do jogo, ao impedir por diversas vezes os atacantes do Benfica B de chegar ao golo.

Quim foi mais uma vez a figura do encontro. 

No Centro de Estágio do Seixal, com Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira a assistirem ao encontro, foi o Benfica B a entrar melhor na partida e esteve perto de inaugurar o marcador por duas vezes nos primeiros minutos. Na primeira, aos 8', Hélder Costa rematou para defesa de Quim. Dois minutos depois, uma boa jogada pela esquerda de Bruno Gaspar, que cruzou para o desvio de Lolo, mas Quim, atento, conseguiu a defesa.

Apesar de o Desportivo das Aves procurar discutir o jogo, foi o Benfica B a estar de novo perto do golo aos 22', na melhor oportunidade da primeira parte. Hélder Costa cruzou da direita para um remate de primeira de Urreta, com Quim a fazer um grande defesa.

O Aves procurava responder com saídas rápidas para o ataque, mas pouco incomodou o guarda-redes Bruno Varela. Aos 28', o Benfica B teve nova oportunidade, mas Rúben Pinto rematou ao lado após bom passe de Lolo.

Na segunda parte, a equipa do Benfica B entrou a tentar assumir de novo o comando do jogo, mas a primeira grande oportunidade foi para o Desportivo das Aves. Fábio Martins surgiu solto pela direita e rematou cruzado, com a bola a sair perto do poste da baliza de Bruno Varela. Na resposta, aos 60', Urreta, numa boa jogada individual, entrou na área, fugiu aos defesas, mas não conseguiu bater Quim, que impediu o golo dos encarnados com mais uma boa defesa.

Aos 74', Jorge Ribeiro viu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Aves em inferioridade numérica. No minuto seguinte, Urreta isolou Hélder Costa, mas o remate saiu muito por cima.

Quim voltou a impedir o golo do Benfica B aos 78 minutos, após uma boa jogada individual de Bernardo Silva, que rematou forte mas não conseguiu desfeitear o guarda-redes. O Benfica B carregava no ataque, com o Aves a baixar as suas linhas para tentar segurar o ponto. Já no período de compensação, Urreta, na cobrança de um livre, rematou à barra da baliza de Quim, que estava batido.

Jogo no Centro de Estágio do Seixal.
Benfica B-Desportivo das Aves, 0-0
Benfica B: Bruno Varela, Nelson Semedo, Fábio Cardoso, Lindelof, Bruno Gaspar, João Teixeira (Filip Markovic, 75'), Rúben Pinto, Bernardo Silva, Urreta, Hélder Costa (João Amorim, 82') e Lolo. Suplentes: Miguel Santos, Filip Markovic, João Amorim, Alexandre Alfaiate, Gianni Rodriguez, Rudinilson e Raphael Guzzo.
Treinador: Hélder Cristóvão.
Aves: Quim, Filipe Sousa, Romaric, Miguel Vieira, Jorge Ribeiro, Tito, Luís Manuel, Vasco Rocha, Pedro Pereira (Vasco Matos, 80'), Fábio Martins (Jaime Poulson, 87') e Andrew (Diogo Pires, 90'). Suplentes: Ricardo, Grosso, Valente, Jaime Poulson, Vasco Matos, Diogo Pires e João Paulo.
Treinador: Fernando Valente.

Árbitro: Rui Piteira Rodrigues (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Gaspar (29'), Jorge Ribeiro (47' e 74'), Lolo (64'), Andrew (67'), Luís Manuel (87') e Filip Markovic (90'+1). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Jorge Ribeiro (74').
Assistência: cerca 700 espectadores.

Ligações: