terça-feira, 27 de março de 2012

JORNADA 25: AVES EMPATA EM MATOSINHOS


Desportivo empatou a zero frente ao Leixões

"Só o futuro dirá se o Aves ganhou um ponto ou perdeu dois na luta pela subida à I Liga, mas não deixou de transparecer a ideia de que à medida que o jogo caminhava para o final, o empate era um resultado que não desgostava à equipa de Paulo Fonseca, que até entrou melhor na partida. Embora sem criar perigo, os avenses foram dominadores nos primeiros momentos e só à entrada para o vigésimo minuto o Leixões respondeu - e que resposta.

Isolado, Feliciano tanto quis colocar a bola junto ao poste mais distante de Fonseca que falhou o golo por milímetros. Este lance acordou os leixonenses e quase a seguir Diego Mourão, de cabeça, não acertou na baliza. A segunda parte trouxe um Leixões mais inconformado com o resultado e um Aves pragmático. Apesar de o seu futebol nunca ter atingido níveis de excelência, a equipa de Horácio Gonçalves tentou empurrar o adversário para o seu último reduto e, a espaços, até o conseguiu, mas também não deixa de ser verdade que se pôs a jeito para sofrer. Não foram muitos, mas os poucos contra-ataques que o Aves conseguiu desenvolver foram suficientes para deixar a defesa da casa em sentido. Nélson Pedroso, primeiro, rematou à barra e Pedro Pereira, depois, falhou a emenda com a baliza escancarada; este lance ocorreu antes dos 60 minutos de jogo e foi o último de perigo para a baliza de Fonseca. A partir daí, foi o Leixões que continuou a assumir as despesas ofensivas, embora nem sempre com a racionalidade que se pedia, insistindo em demasia no futebol direto." - OJOGO

Declarações

"Foi pena ter chegado tarde ao Leixões: podia estar a lutar pela subida" - Horácio Gonçalves, treinador do Leixões

"O Leixões é forte em casa e fomos pragmáticos. Acho que ganhámos um ponto" - Paulo Fonseca, treinador do Aves

25ª Jornada - Resultados
Estoril 0-2 Trofense
Leixões 0-0 CD AVES
Moreirense 4-1 Atlético
St. Clara 1-0 Freamunde
Sp. Covilhã 0-1 Oliveirense
Arouca 0−0 U. Madeira
Naval 0-1 Belenenses
Portimonense 3-2 Penafiel

Ligações:

segunda-feira, 26 de março de 2012

ÚLTIMOS RESULTADOS

Vila Meã 0 - 3 C.D.Aves
Sábado (24/03/12) - 15h00
Classificação Actual: 1º Lugar

Trofense 1 - 2 C.D.Aves
Domingo (25/03/12) - 09h00
Classificação Actual:  6º Lugar
.
C.D.Aves 2 - 2 Rebordosa
Domingo (25/03/12) - 11h00
Classificação Actual: 4º Lugar

Valonguense 3 - 1 C.D.Aves
Sábado (24/03/12) - 15h00
Classificação Actual: 8º Lugar

Lousada 3 - 1 C.D.Aves
Sábado (24/03/12)
Classificação Actual: 11ºLugar 

Benjamins A/Juniores E
Castêlo da Maia 2 - 7 C.D.Aves (A)
Sábado (24/03/12)
Classificação Actual: 6ºLugar 

Benjamins B/Juniores E
Trofense 3 - 2 D.Aves (B)
Classificação Actual: 7ºLugar

Futsal:

Seniores:
(não jogaram)
Classificação Actual: 11º Lugar

Juniores/Juniores A/Sub-19:
C.D.Aves 6 - 0 AMLomba
Sábado (24/03/11
Classificação Actual: 11º Lugar

FOTOREPORTAGEM AVES - COVILHÃ


domingo, 25 de março de 2012

DESPORTIVO VENCE O SP. COVILHÃ

O Desportivo venceu esta tarde o Sp. Covilhã por 1-0 e segurou o segundo lugar da Liga Orangina. Com os resultados desta jornada, o Aves alarga a distância para o 4º classificado Naval (agora a 6 pontos) e aproximou-se do líder Estoril (que tem agora mais 6 pontos que o Aves). O Moreirense venceu e continua a perseguição aos lugares de subida.

"O penúltimo perdeu em casa do segundo da tabela, mas o resultado é mentiroso, pois os visitantes foram a melhor equipa em campo, contra um Aves que marcou sem o justificar. Os serranos surpreenderam, ao aparecerem a mandar no jogo, remetendo o Aves, sempre muito apático, para o seu meio campo, podendo, na primeira dúzia de minutos, ter marcado por duas vezes. O Aves sacudiu um pouco esse domínio, mas mostrava-se incapaz de assumir a responsabilidade. Contudo, aos 36' Pedro Pereira inaugurou o marcador, num remate de fora da área, em que Igor foi mal batido.

Na segunda parte, a tendência manteve-se e continuava a ser a equipa de Tulipa a procurar o golo, e só não o conseguiu, porque Marafona se mostrou intransponível. A equipa avense recuperou o segundo lugar, apesar de ter tido no remate certeiro de Pedro Pereira o único momento de registo e de, durante toda a segunda parte, não ter criado qualquer oportunidade." - OJOGO

"A vitória do Desportivo das Aves, contudo, foi muito sofrida tendo-lhe valido um grande golo (ainda que com a "colaboração" do guarda-redes Igor) de Pedro Pereira, aos 36 minutos, e a grande ineficácia dos visitantes, que dispuseram das melhores ocasiões de golo e foram superiores ao longo de todo o jogo, como o próprio técnico avense, Paulo Fonseca, admitiu no final da partida." - RECORD

"O Covilhã esteve melhor do que nós. Soubemos sofrer e manter a nossa baliza a zero, com alguma felicidade" - Paulo Fonseca (Treinador do Aves)

"Estivemos sempre melhor, devo enaltecer a atitude dos nossos jogadores, mas não vivo de vitórias morais" - Tulipa (Treinador do Sp. Covilhã)

Jogo no Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
Desportivo das Aves - Sporting da Covilhã, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador: 1-0, Pedro Pereira, 36 minutos.

Equipas:

D. Aves: Marafona, Geraldes, Tiago Valente, João Pedro, Nélson Pedroso, Romeu, Ricardo Chaves (Tito, 63), Pedro Cervantes (Bischoff, 81), Pedro Pereira, Quinaz (Vasco Matos, 55) e Pires. (Suplentes: Rui Faria, Romaric, Tito, Bischoff, Vasco Matos, Dally e Fonseca).

Sp. Covilhã: Igor, Dani Coelho, Gege, Ricardo Rocha, Joel, Filipe Fernandes (André Souza, 81), Gabi, Jorge Chula (Dani Matos, 58), Fofana, Pimenta e Pedro Ribeiro (Dominic, 70).(Suplentes: Dani Matos, Amian, Milton, André Souza, Zezinho, Dominic e Aníbal Capela).

Árbitro: Rui Patrício (Aveiro).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jorge Chula (33), Fofana (45), Bischoff (87) e Tito (90+4).

Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.

Resultados 24ª Jornada
U. Madeira 0-3 Moreirense
Belenenses 2-2 Estoril
Freamunde 2-0 Arouca
CD AVES 1-0 Sp. Covilhã
Atlético 0-1 Portimonense
Oliveirense 3-2 Naval
Penafiel 0-1 Leixões
Trofense 2-1 Santa Clara

Ligações:
OJOGO - Marafona salvou Aves dos Serranos
RECORD - Pedro Pereira marca golo da vitória

DESP.AVES - SP.COVILHÃ JORNADA 24


O triunfo do Moreirense, na Madeira, coloca pressão na receção do Aves ao Covilhã, um jogo que marca o regresso de Paulo Fonseca ao banco avense após dois jogos a orientar da bancada, devido a um castigo de 15 dias. Mas o treinador não é o único a retornar às "opções", já que Vasco Matos e Pedro Pereira também estão de volta após castigo, devendo o último ter entrada direta no onze. Para os visitantes a luta é outra, a da sobrevivência no futebol profissional. No entanto, a derrota de ontem do União da Madeira deixa boas perspetivas a Tulipa, que apesar de continuar a não ter um um guarda-redes suplente - sétimo jogo consecutivo -, tem a possibilidade de emergir da linha de água, basta empatar, embora a vitória trouxesse outro conforto.


Equipas prováveis
>> Estádio do CD Aves, Vila das Aves  15 horas
>> Árbitro Rui Patrício [AF Aveiro]

Aves
Marafona; Tiago Valente, Geraldes, João Pedro e Nélson Pedroso; Ricardo Chaves, Romeu e Pedro Cervantes; Pedro Pereira, Pires e Quinaz
Outros convocados: Rui Faria; Romaric, Grosso, Tito, Renato, Amaury Bischoff, Vasco Matos, Diogo Fonseca e Dally
Treinador Paulo Fonseca

Covilhã
Igor Araújo; Dani Coelho, Gegé, Ricardo Rocha e Joel; Milton, Gabi e Dani Matos; Pimenta, Pedro Ribeiro e Jorge Chula
Outros convocados: Zezinho, Aníbal Capela, Filipe Fernandes, Amien, Dominic, Fofana e André Sousa
Treinador Manuel Tulipa

Ligações:

sábado, 24 de março de 2012

VASCO MATOS E PEDRO PEREIRA REGRESSAM ÀS OPÇÕES

Paulo Fonseca, treinador do Desportivo das Aves, convocou 20 futebolistas para a receção ao Sporting da Covilhã, amanhã, às 15 horas, destacando-se os regressos dos avançados Vasco Matos e Pedro Pereira, dois titulares que cumpriram um jogo de castigo na última ronda, nos Açores.

Marafona, Rui Faria, Geraldes, Tiago Valente, João Pedro, Nélson Pedroso, Renato, Romeu, Ricardo Chaves, Quinaz, Pedro Cervantes, Pires, Pedro Pereira, Vasco Matos, Grosso, Romaric, Tito, Bischoff, Diogo Fonseca e Dally são os eleitos.

Ligações:
ABola: Vasco Matos e Pedro Pereira regressam às opções

quinta-feira, 22 de março de 2012

ADEUS TELEMÓVEL

Paulo Fonseca, treinador do Aves, viveu os dois últimos jogos de forma diferente da que está habituado: da bancada. O castigo de 15 dias que lhe foi aplicado pela Liga devido à expulsão no jogo com o Arouca permitiu ao técnico testar a reação da equipa à sua ausência, e a coisa não podia ter corrido melhor: Dois jogos, duas vitórias e a série de jogos sem perder a crescer para 13.

Terminou o castigo de Paulo Fonseca

"Os jogadores já me dizem que tenho de continuar na bancada para que continuemos a ganhar", gracejou Paulo Fonseca, que não quer repetir a experiência. "É muito difícil. Felizmente os jogos correram bem, tenho de lhes agradecer", disse a O JOGO o treinador, que sentiu falta da proximidade com a equipa. "Falta-nos o contato antes do jogo, sentir os jogadores, o seu estado de espírito, poder dar aquela última palavra ao grupo; enfim, estar com eles", explica o técnico de 39 anos, que não ficou surpreendido com a coerência exibicional. "Tenho muita confiança na minha equipa técnica e preparamos bem os vários cenários durante as semanas de trabalho. E depois, claro, há o telemóvel", disse Paulo Fonseca, admitindo ter sido a sua principal ferramenta no jogo contra o Estoril. "Frente ao Santa Clara, se fiz cinco ligações durante todo o jogo foi muito. Mas com o Estoril a história foi diferente, não as contei, mas devem ter sido umas dez chamadas, porque foi um jogo mais complicado. Dou graças a Deus pelos pacotes das operadoras de telemóvel que permitem chamadas a custo reduzido. Caso contrário teria sido uma despesa grande", atirou, nem disposto, o treinador dos avenses, que, apesar da má experiência, não vai calar-se. "Sou calmo por natureza, mas estarei atento; se tiver de protestar, é o que farei", concluiu.

Ligações:

quarta-feira, 21 de março de 2012

JOGO DA 25ª JORNADA, EM MATOSINHOS, ANTECIPADO

"O jogo Leixões-Desportivo das Aves, da 25.ª jornada da Liga Orangina, foi antecipado para sábado (31 de março), às 17 horas, informou esta quarta-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Também o confronto entre o Moreirense e o Atlético, da mesma ronda, sofreu uma alteração, passando a disputar-se às 11h15 de domingo, 1 de abril, de forma a ser transmitido pela SportTV, tal como o jogo de Matosinhos.

À exceção do Estoril-Trofense, anteriormente marcado para o 31 de março, as restantes partidas da jornada realizam-se nesse domingo, todas a partir das 16 horas." - RECORD

Ligações:

COISAS ESTRANHAS QUE APARECEM NOS JORNAIS

O Jornal OJOGO de hoje (21/03/2012) fala de uma Naval que "reentrou na rota do título", que é a equipa "que está há mais tempo sem conhecer a derrota" (já que a "série invejável" do Aves foi "entretanto terminada") e que "desde a 17ª Jornada (...) tem beneficiado das escorregadelas de Moreirense e Aves para se aproximar".

O nosso comentário em relação a este artigo é:

!?


terça-feira, 20 de março de 2012

RECORDE À VISTA?

A equipa avense comandada por Paulo Fonseca poderá igualar a melhor série de resultados do Clube Desportivo das Aves para o Campeonato dos últimos 21 anos, se não perder na recepção ao Sp. Covilhã, no próximo fim-de-semana. O Espaço Avense analisou todas as temporadas desde a introdução da Liga de Honra no calendário português (1990/1991) e descobriu que apenas por uma vez é que a série invencível foi mais longa do que a actual de 13 jogos sem perder: o Desportivo seguiu 14 jogos invicto em 2005/2006 e 2006/2007 (13 na Liga de Honra e 1 na 1ª Liga). 

Recorde-se que a turma avense da temporada 2011/2012 igualou há alguns meses atrás a melhor prestação de sempre do Aves na Taça de Portugal (Quartos de Final, 1993/1994).

Registo dos recordes de número de jogos consecutivos sem perder para o Campeonato:

Melhor Registo:
- 14 jogos sem perder
- Época 2005/2006 (Jornada 22 a Jornada 34) e Época 2006/2007 (Jornada 1);
- Liga de Honra e 1ª Liga
- Treinador: Prof. Neca
- Registo: 8 vitórias e 6 empates (19 golos marcados, 9 sofridos)
- Classificação no final da temporada: 2º (Liga de Honra), 16º (1ª Liga)

Prof. Neca é o senhor dos Recordes do Desportivo das Aves

2º Melhor Registo:
- 13 jogos sem perder
- Época 2011/2012 (Jornada 11 a Jornada 23)
- Liga de Honra
- Treinador: Paulo Fonseca
- Registo: 7 vitórias e 6 empates (22 golos marcados, 10 sofridos)
- Classificação no final da temporada: ? (2º à 23ª Jornada)

Paulo Fonseca tem surpreendido no seu ano de estreia

3º Melhor Registo:
- 9 jogos sem perder
- Época 1995/1996 (Jornada 26 a Jornada 34)
- Liga de Honra
- Treinador: Eduardo Luís
- Registo: 6 vitórias e 3 empates (15 golos marcados, 7 sofridos)
- Classificação no final da temporada: 4º Lugar

O jovem Ricardo Nascimento era um dos pilares da excelente equipa de 1995/1996, treinada por Eduardo Luís

Ligações:
ZEROZERO - II Liga Portuguesa

domingo, 18 de março de 2012

AVES VENCE NOS AÇORES POR 2-0

O Desportivo venceu esta tarde nos Açores a equipa do Santa Clara por 2-0. Os golos foram ambos apontados pelo goleador de serviço Pires (aos 3' e 60') que assim se aproxima do topo da lista de melhores marcadores da Liga Orangina. Com esta vitória o Aves segura o segundo lugar num fim-de-semana em que nenhum dos quatro primeiros classificados perdeu pontos. Registe-se também a derrota do Atlético e do Penafiel que assim se distanciam dos lugares cimeiros da classificação.

in SapoDesporto:

"Pires foi o autor dos dois golos, aos dois e 59 minutos, o que permitiu ao Desportivo das Aves reocupar o segundo lugar da tabela classificativa, à frente do Moreirense e a oito pontos do líder Estoril-Praia.

O Desportivo das Aves entrou em campo decidido a levar os três pontos para casa e inaugurou o marcador logo aos dois minutos, no seguimento de um cruzamento de Quinaz para Pires, que apareceu ao primeiro poste e só teve de desviar de cabeça, batendo centrais e o guardião adversário, numa flagrante falha da defensiva "encarnada".

O Santa Clara, que esteve mal neste jogo, só conseguiu criar maior perigo aos 39 minutos, através de um livre de Pacheco, que fez a bola sair perto da trave da baliza de Marafona.

No segundo tempo, perante um Santa Clara que realizou uma das piores exibições da temporada, Pires bisou, aos 59 minutos, aproveitando uma nova falha defensiva do Santa Clara.

Pouco antes do apito final, Moreira ainda tentou reduzir a desvantagem, com um pontapé de bicicleta e onde valeu a excelente defesa de Marafona para canto."
 
Golos da Partida:






Resultados da 24ª Jornada
Estoril 1-0 U. Madeira
Belenenses 2-1 Oliveirense
Naval 2-1 Trofense
Leixões 2-2 Freamunde
Arouca 1-2 Portimonense
Sp. Covilhã 2-0 Atlético
Moreirense 3-1 Penafiel
Santa Clara 0-2 CD AVES

Ligações:
zerozero - Ficha de Jogo
LPFP - Ficha de Jogo

SANTA CLARA - DESP.AVES JORNADA 23

Avenses em teste de caráter


O Aves parece empenhado na luta pela subida de divisão como ficou provado na ronda anterior ao vencer o líder, e este confronto com o Santa Clara pode ser exatamente aquilo que os avenses precisavam.

Um jogo nos Açores, ou seja com uma longa viagem de véspera envolvida, num estádio, onde os açorianos não perdem há quase três meses - última derrota foi aos pés do líder, no final de dezembro. Ou seja, tudo indica que será um teste difícil para a equipa de Paulo Fonseca - que volta a ter de ficar sentado na bancada -, que além de todas estas dificuldades, tem de lidar com as muitas limitações para o ataque, uma vez que Pedro Pereira e Vasco Matos estão castigados.

Equipas prováveis

Estádio de São Miguel, Ponta Delgada, Açores

Árbitro Hugo Miguel (AF Lisboa)

Santa Clara - Stefanovic; André Simões, Márcio Piccolo, Edgar e Nelson; Djurdjevic, Lourenço e Pacheco; Moreira, Platini e Sylvestre
Outros convocados: Tiago Maia; Guilherme, Sandro, Dincic, Pipo, Ilic e Paulo Grilo
Treinador Bruno Moura

Aves - Marafona; Geraldes, Tiago Valente, João Pedro e Nélson Pedroso; Ricardo Chaves, Romeu e Pedro Cervantes; Diogo Fonseca, Pires e Quinaz
Outros convocados: Rui Faria; Renato, Romaric, Grosso, Tito, Amaury Bischoff e Dally
Treinador Paulo Fonseca

Ligações:

sexta-feira, 16 de março de 2012

AVES VENCE VIZELA EM JOGO-TREINO

"O Aves ultima a preparação para o jogo com o Santa Clara, e hoje realizou um jogo-treino com o Vizela. A partida terminou com a vitória (3-2) dos avenses, com golos de Quinaz e Dally que bisou." - OJOGO

Ligações:

ALARGAMENTO DA LIGA CHUMBADO PELA FPF

"A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esteve reunida para analisar o alargamento da Liga portuguesa de 16 para 18 clubes e decidiu chumbar essa possibilidade.

Os clubes tinham aprovado na assembleia-geral o aumento para 18 clubes e a abolição das descidas na Liga Zon Sagres e na Orangina, mas a FPF decidiu chumbar essa iniciativa.

«A Federação Portuguesa de Futebol diz não, de forma responsável, ponderada e convicta, à proposta votada na Liga de clubes e que pretendia que, na prática, nenhum clube das competições profissionais descesse de divisão na presente época desportiva», afirmou Fernando Gomes." - ABOLA

Ligações:
ABOLA - "Alargamento da Liga chumbado"

quarta-feira, 14 de março de 2012

AVES PREVÊ REDUÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS NA II LIGA

in OJOGO:

"O alargamento da I Liga para 18 clubes em 2012/13 foi uma má notícia para o presidente do Aves, clube da Liga Orangina que luta pela subida. Inconformado com a aprovação da proposta, Armando Silva contava, pelo menos, com a realização de uma liguilha, o que não acontecerá. 

"É impensável uma solução destas, que vitima a verdade desportiva. No mínimo teria de haver uma liguilha para haver mérito desportivo, num cenário em que desciam dois da I Liga e os quatro primeiros da Liga Orangina subiam de divisão", avaliou o dirigente, acrescentando que a decisão tomada em AG da Liga significa uma vitória somente "para os pequenos da I Liga"


"Na Liga Orangina temos como objetivo atingir os 500 mil euros, por clube, de direitos televisivos nos próximos três anos, mas se o alargamento se concretizar o objetivo cai por terra, porque o operador vai ter de pagar quatro milhões aos dois clubes que vão para a I Liga", explicou. 

Atualmente, o máximo que um clube da II Liga pode receber pelos direitos televisivos são 175 mil euros, enquanto o mínimo embolsado por um emblema da I Liga são 1,8 milhões de euros." - OJOGO

ALARGAMENTO SIM, MAS NÃO ASSIM

O Presidente do Aves, Armando Silva, tornou pública a opinião do Clube sobre o alargamento da 1ª Liga de Futebol: alargamento sim, mas não assim nem nesta altura do campeonato.

O Desportivo das Aves, da Liga de Honra de futebol, é contra o alargamento da Liga sem descidas de divisão e espera que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vete a decisão.

«Não somos contra o alargamento, mas contra o alargamento nestes moldes porque, quer queiram ou não queiram, a verdade desportiva está posta em causa pelo facto de não descerem equipas», disse hoje à Agência Lusa o presidente avense, Armando Silva.

Para o dirigente, aliás, as alterações às regras nunca poderiam ser feitas com a época a decorrer, notando que «faltam apenas oito partidas para terminá-la».

O presidente do Desportivo das Aves, segundo classificado da Liga de Honra, espera agora «que a FPF tenha o bom senso de reprovar este sistema».

Armando Silva considera «super nefasto» o impacto económico que o alargamento da Liga principal vai ter na Liga de Honra, porque a empresa que detém os direitos de transmissão televisiva dos jogos, a Olivedesportos, «vai ter que dar mais cerca de quatro milhões de euros aos dois novos clubes», suspeitando que isso irá prejudicar os clubes da Liga de Honra que «reivindicam há muito tempo um aumento das receitas dos direitos televisivos».

O responsável até pode concordar que as equipas B dos "três grandes", assim como as do Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, levarão mais espetadores aos estádios e ajudarão a aumentar as receitas, mas o argumento carece «de um estudo que o sustente».

Além disso, acrescentou, há os custos diretos e indiretos de haver mais seis equipas na Liga de Honra e, para o Aves, mais três grandes deslocações: duas a Lisboa (Sporting B e Benfica B) e uma à Madeira (Marítimo B).

«Prevemos gastar mais 50 mil euros por ano só por causa dessas deslocações, ao que temos que acrescentar, em casa, o policiamento, a manutenção com o estado do relvado que vai deteriorar-se mais, entre outros custos indiretos», disse.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional aprovou na segunda-feira, em Assembleia-Geral, o alargamento da Liga e Liga de Honra para 18 e 22 equipas, respetivamente, mas a decisão, que já mereceu críticas públicas de FC Porto, Sporting e Nacional, terá de ser ratificada pela FPF." - SAPO DESPORTO

Ligações:

PIRES MARCA PARA REGRESSAR À 1ª LIGA

"Aos 30 anos, Pires sente que vive um dos melhores momentos da sua carreira, algo que se tem visto em campo e que tem consequências no segundo lugar que o Aves ocupa na tabela. Onze golos até ao momento, são o melhor registo pessoal nas competições profissionais do autor dos dois golos que no sábado colocaram um ponto final à série invicta do líder Estoril. "Acredito que tenho aprendido com os anos que levo no futebol e isso vê-se dentro do campo. É recompensador ver os frutos, individual e coletivamente", diz o avançado que vê a subida como um objetivo palpável. "Somos um grupo homogéneo, muito coeso, sob orientação de um líder forte. Estamos bem posicionados e não vamos virar as costas, mas nesta Liga não há certezas", afirma Pires, que vê a visita aos Açores como um barómetro para o plantel avense. "O Santa Clara é muito forte em casa, está a atravessar um bom momento e para nós há a viagem até lá. Acho que se vencermos nos Açores será uma prova de que estamos preparados para tudo", explicou o atacante que já há dois anos conseguiu a subida pelo Portimonense, uma época na qual consegue encontrar semelhanças com a atual. "Na altura também não éramos favoritos à subida de divisão, tal como agora. Seria ótimo voltar à I Liga, pois é onde gostaria de jogar as minhas últimas épocas como profissional", rematou Pires." - OJOGO

Ligações:

FPF DEVERÁ CHUMBAR ALARGAMENTO

"A ausência de despromoções, método encontrado para preencher as duas vagas adicionais para a Liga 2012-13, gerou forte desagrado. Responsáveis federativos consideram que fica em causa a verdade desportiva.

Está condenado à nascença o projecto de alargamento do principal campeonato de futebol nos moldes em que foi aprovado na segunda-feira. A proposta que mereceu "luz verde" na assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) terá de ser ratificada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mas esse é um passo que não vai ser dado. Ao que o PÚBLICO apurou, os responsáveis federativos preparam-se para inviabilizar esta intenção.

A aprovação do alargamento do número de clubes, de 16 para 18 (31 votos a favor, 15 contra e duas abstenções) já tinha merecido a contestação do Nacional e do FC Porto na reunião magna que decorreu no Porto. Mas foi o formato encontrado para atingir esse objectivo que gerou maior discórdia. Com o chumbo (29 votos contra, 17 a favor, duas abstenções) da proposta de uma "liguinha" a disputar entre o 15.º e 16.º classificados da Liga e o terceiro e quarto da Liga de Honra, a alternativa encontrada passou pela ausência de despromoções nesta época.

No final da assembleia, e já depois das críticas abertas do Sporting e do Nacional, eram baixas as expectativas de alguns dos dirigentes relativamente à ratificação da proposta por parte da FPF, que faz parte do protocolo que mandata a Liga para organizar competições profissionais. Ontem, o PÚBLICO apurou que o veto federativo será inevitável.

Em causa, no entender dos responsáveis da FPF, não estará o alargamento em si, mas a alteração das regras do jogo já perto do final do campeonato. O presidente do organismo, de resto, tem sido um defensor da verdade desportiva, razão pela qual Fernando Gomes vê com maus olhos a manutenção dos dois últimos classificados da Liga por via administrativa.

Esta posição de inviabilizar a proposta da LPFP deverá ser oficializada ainda esta semana, depois de uma reunião com os sócios ordinários da federação (associações de futebol, de treinadores, de árbitros, Liga, sindicato de jogadores, entre outros), que serão auscultados relativamente a este tema. Após o encontro, haverá uma declaração pública sobre o teor da decisão final.

O presidente da LPFP, Mário Figueiredo, defendeu, já no final da assembleia geral, que os campeonatos fechados, como acontece na América do Norte, não perdem competitividade pelo facto de não haver despromoções: "Ninguém vai querer ficar em último lugar, tal como ninguém quer ficar em nono quando pode ficar em oitavo".

Recurso para o CJ

Mas este argumento não colhe junto dos dirigentes federativos. Nem junto dos responsáveis do FC Porto, que ontem criticaram, no site oficial, "um alargamento sem a mínima sustentabilidade, anulando as normais despromoções, que são um garante da integridade e estabilidade de uma competição desportiva".

Nesta linha, os campeões nacionais defendem o que designam por "normalidade competitiva": "O FC Porto espera que urgentemente a Federação Portuguesa de Futebol impeça que um pequeno e pouco representativo grupo de aventureiros destrua uma das actividades de que o nosso país mais se pode orgulhar". E anunciam o "recurso para o conselho de justiça [CJ] da FPF".

A intenção de não despromover os clubes que terminarem o campeonato nas duas últimas posições poderá ter, de resto, um forte impacto num dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos. Não é só a luta pelo título que está acesa, mas também a fuga à descida de escalão: basta ver que apenas seis pontos separam actualmente o 10.º classificado da "linha de água".

Custos travam "liguinha"

Na origem de toda a polémica está o chumbo da proposta do líder da LPFP de avançar para uma "liguinha", com o objectivo de encontrar os dois emblemas que preencheriam as duas vagas em aberto. Em causa estaria a disputa de mais quatro partidas.

"A liguinha seria outra fórmula, mas é normal esta decisão [de não haver despromoções]. Os clubes entenderam que mais quatro jogos nesta fase da época só iriam aumentar as despesas", explicou António Fiúza, presidente do Gil Vicente, ao PÚBLICO.

A preocupação dos dirigentes com os custos, no actual contexto económico, tem sido uma prioridade em todas as frentes de negociação. E Fiúza vê na resistência à mudança uma forma de os clubes mais poderosos defenderem os seus interesses. "Os "grandes" não querem o alargamento para poderem fazer digressões no final da época que lhes rendem milhões de euros. Enquanto os pequenos e médios clubes têm de mandar os jogadores para casa, de férias, durante dois meses e continuar a pagar-lhes os salários", explica.

A favor do alargamento, proposta que, assinala, "venceu por uma margem esmagadora", o dirigente gilista deixa outro argumento: "Não podemos pedir aos sócios que paguem as quotas e não tenham jogos. Temos de treinar menos e jogar mais. Isto não é uma república das bananas".

Opinião diferente tem Francisco Silveira Ramos, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que fala numa "medida avulsa e baseada em fantasias". A posição pessoal do dirigente (o organismo a que preside só no dia 26 debaterá o tema) vai no sentido de exigir mais dados e políticas que combatam os problemas estruturais da modalidade.

"Não tenho nada contra o alargamento ou o encurtamento, mas enquanto não se fizerem estudos e propostas concretas, que resolvam os grandes problemas do futebol português, não me parece boa ideia", argumentou, em declarações à agência Lusa, lamentando que "vários agentes e intervenientes no futebol" não tivessem sido ouvidos ao longo deste processo: "Foi pena não termos dado o nosso contributo".

Ligações:
PÚBLICO - Federação vai chumbar proposta de alargamento do campeonato

terça-feira, 13 de março de 2012

MÁRIO FIGUEIREDO: "REPESCAGEM NÃO FERE VERDADE DESPORTIVA"

Numa decisão absolutamente surpreendente por parte da Liga e com o o total de 23 votos (em 48), a fórmula da "repescagem" foi aprovada ontem depois de uma longa AG. Segundo esta fórmula não há descidas de divisão nos campeonatos profissionais esta época. A decisão carece apenas da aprovação da Federação Portuguesa de Futebol, mas está longe de ser consensual e até legal segundo alguns clubes...

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo, defendeu que a "repescagem" dos clubes que descem à "Honra", em função do alargamento da prova principal, não fere a verdade desportiva.

Em declarações proferidas após uma maratona de cerca de sete horas de Assembleia Geral (AG), Mário Figueiredo refutou a tese que aponta para os efeitos negativos desta decisão, que isenta os clubes da despromoção na presente época.

"Há, no meio da tabela, uma quantidade de clubes que também não luta por subir ou descer", exemplificou o dirigente, a quem "não parece" que a integridade da competição saia ferida pela decisão dos clubes.
A fórmula de repescagem foi aprovada com 23 votos a favor e 21 contra (mais quatro abstenções), após ter sido reprovada a solução da própria direcção do organismo, que preconizava a disputa de uma "liguilha".

A fórmula defendida por Mário Figueiredo passava pela disputa de um mini-campeonato, no final da época, entre os 15.º e 16. classificados da Liga e os terceiro e quarto da Liga de Honra.

A aprovação, em AG, desta alteração ao Regulamento de Competições não representa, por si só, a certeza de que o alargamento e consequente regime transitório de subidas e descidas entre em vigor na próxima época, pois terá que ser ainda aprovado em sede da Federação Portuguesa de Futebol.

"O futuro, neste caso, não depende só da Liga", reconheceu Mário Figueiredo, sublinhando que "o alargamento só entrará em vigor se houver consenso" entre os dois organismos.

Questionado sobre o anúncio de eventuais impugnações das decisões da AG de hoje (o Nacional da Madeira tornou pública essa intenção e o Sporting reserva-se ao mesmo direito), o dirigente afirmou: 

"Estamos a empolar demasiado a questão do alargamento".
"É estranho que apareçam agora essas questões, como a aprovação a meio de uma época, quando se aprovou o alargamento da Liga de Honra também a meio de uma época: esta, em Dezembro", sublinhou.

Para Mário Figueiredo, que hoje completou três meses de mandato, "este alargamento é tão legítimo como o outro".

O presidente da Liga quis ainda realçar a vontade dos clubes em centralizar na Liga os direitos das transmissões televisivas: "Foi um dia histórico, para uma questão estrutural do futebol nacional, pois obteve-se um consenso no sentido de aprofundarmos os estudos nesse sentido".
O presidente da Liga foi mandatado, conforme a declaração final do Conselho de Presidentes, para fundamentar num estudo económico a preparação da instrução de uma eventual queixa - a deliberar em reunião futura - na Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia, até 30 de Junho, que tenda a declarar nulos os contratos de cessão de direitos de transmissão televisiva dos clubes.

Porém, a "unanimidade" anunciada por Mário Figueiredo revela apenas o voto de 29 dos 32 clubes da Liga, tendo faltado a essa reunião Benfica, FC Porto e Sporting de Braga. - RECORD.

Ligações:

segunda-feira, 12 de março de 2012

ALARGAMENTO SEM LIGUILHA...

... e sem lugares 'extra' para os clubes da Liga Orangina. Ou seja, não descerá nenhum clube da Liga ZON Sagres esta temporada.

(notícia em actualização)

"Os clubes presentes na assembleia geral da Liga aprovaram o alargamento do campeonato principal de 16 para 18 clubes. O alargamento teve o voto favorável de 9 clubes da I Liga e de 13 da II Liga, num total de 31 votos. A proposta contou com 15 votos contra e duas abstenções.

A proposta apresentada pelo presidente da Liga para uma liguilla foi, por outro lado, rejeitada, com 29 contra. Ou seja, os clubes optaram pela repescagem das equipas que terminem o campeonato em posição de descida.

A assembleia prossegue e está demorada pois estão a ser apresentados diversos requerimentos." - RECORD

Ligações:

ALARGAMENTO DECIDIDO ESTA TARDE

Hoje discute-se o alargamento da Liga e o consequente regime transitório de subidas e descidas. A hipótese 'Liguilha' (composta pelos dois últimos classificados da Primeira Liga e os terceiro e quarto classificados da Liga de Honra) estará em cima da mesa e é o desfecho mais provável.

Ligações:

sábado, 10 de março de 2012

AVES VENCE E CONVENCE FRENTE AO LÍDER

O Desportivo venceu o líder Estoril por 2-0. Um grande resultado, um grande jogo e uma grande atitude da turma avense que foi superior ao líder do campeonato, que não perdia há 15 jogos! FORÇA AVES, "Alcança quem não cansa!"

in Record:
(...)
A merecida vitória da formação local foi conseguida no primeiro tempo, com golos aos 30 e 45 minutos, ambos por Pires, que ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 79, a castigar uma alegada falta de Adilson sobre Nélson Pedroso, na área do Estoril-Praia.

Os canarinhos consentiram o domínio de jogo ao Aves, mas faltou-lhes sempre quem assumisse a iniciativa de transportar a bola até aos avançados, em especial a Licá e Adilson, os mais inconformados. Os líderes da Honra só de bola parada levaram perigo à baliza de Rui Faria, após cabeceamentos de Gonçalo e Licá, aos 14 e 17 minutos.

A formação local tinha mais posse de bola, revelava mais querer em chegar à baliza contrária e chegou com naturalidade ao golo, apontado por Pires, aos 30 minutos, a emendar um centro de Pedro Pereira da direita, depois de Vagner, no mesmo lance, lhe ter negado o golo.
O avançado e melhor marcador do Aves, agora com 11 tentos, fez o segundo golo no limite do primeiro tempo, aos 45, com um remate de primeira à entrada da área.

O Estoril-Praia, que não perdia na Liga de Honra desde a 6.ª jornada, disputada a 2 de outubro em Penafiel (derrota por 3-1), reapareceu na segunda parte com Gerso e Rodrigo Dantas nos lugares dos "apagados" João Coimbra e Pedro Moreira, mas não melhorou muito.
O conjunto de Estoril só conseguiu mandar no jogo após a expulsão de Pedro Pereira, punido com um cartão vermelho direto aos 64 minutos, após uma entrada dura sobre Gonçalo Santos, mas sem nunca criar lances de muito perigo.
(...)

Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves.
Desportivo das Aves: Rui Faria, Pedro Geraldes, Tiago Valente, João Pedro, Nélson Pedroso, Romeu, Ricardo Chaves, Pedro Cervantes (Tito, 70), Pedro Pereira, Vasco Matos (Quinaz, 77) e Pires (Leandro, 85g).
(Suplentes: Márcio Santos, Leandro, Romaric, Tito, Quinaz, Bishoff e Diogo Fonseca).

Estoril-Praia: Vagner, Anderson Luís, Steven Vitória, Lameirão, Tiago Gomes (Fabrício, 70), Gonçalo Santos, João Coimbra (Rodrigo Dantas, 46), Carlos Eduardo, Pedro Moreira (Gerso, 46), Licá e Adilson.
(Suplentes: Ernesto, Bruno Nascimento, Rodrigo Dantas, Diogo Amado, Gerso, Fabrício e Tony Taylor).

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Steven Vitória (08), Licá (22), Vasco Matos (27), Lameirão (35), João Pedro (45+1), Pedro Cervantes (66) e Romeu (67). Cartão vermelho direto para Pedro Pereira (64).
 
Resumo da partida:
Ligações:
ABOLA - "Desp. Aves bate líder Estoril"
ZEROZERO - "Desportivo das Aves derrota líder Estoril (2x0)"
MAISFUTEBOL - "Honra: Aves bate o líder e é segundo"
OJOGO - "Pires decide duplamente"

quinta-feira, 8 de março de 2012

TREINADORES JUNTOS NA BANCADA

"Castigados pela Liga com 15 e dez dias de suspensão, os treinadores Paulo Fonseca e Marco Silva e vão orientar da bancada o Aves-Estoril. Paulo Fonseca, técnico do Aves, lançou anteontem um convite a Marco Silva, treinador dos canarinhos, para verem o jogo lado a lado. Marco Silva revelou a O JOGO ter aceitado o convite, até porque ambos já se conhecem de quando jogaram juntos no Belenenses. "Terei todo o gosto em estar com ele na bancada. Somos amigos e temos uma relação de respeito. O Aves foi o primeiro jogo que tive em casa, e Paulo Fonseca desejou-me felicidades. Dei-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que tem feito", recordou Marco Silva. Ganhando em Vila das Aves, o Estoril pode ficar com 14 pontos de avanço sobre o terceiro. Entretanto, Licá recebeu o prémio de Melhor Jogador e o Prémio Juventude do Sindicato dos Jogadores." - OJOGO

Ligações:

quarta-feira, 7 de março de 2012

AVES - ESTORIL COM TREINADORES NA BANCADA

"Paulo Fonseca e Marco Silva reencontram-se esta semana, mas não no relvado. Ambos foram expulsos na última jornada e por isso, o Aves-Estoril deste sábado, não terá os treinadores principais a orientar as equipas no banco de suplentes. Paulo Fonseca foi punido com uma suspensão de 15 dias e 750 euros de multa, ao passo, que Marco Silva terá apenas de cumprir dez dias de suspensão e multa ficou-se pelos 500 euros. O sangue está na guelra destes dois jovens treinadores que têm dado cartas nesta Liga Orangina, colocando as suas equipas nos primeiros lugares da tabela, bem classificados para a luta final pela subida de divisão. De resto, Marco Silva e Paulo Fonseca são velhos conhecidos, e não é de agora. Enquanto jogadores, foram colegas de equipa no Belenenses, na época 1996/97. Temporada em que Marco Paulo fez a sua estreia como sénior, enquanto Paulo Fonseca era já um titular. Desta feita, no jogo de cartaz da jornada, é provável que a atenção das câmaras de televisão se reparta entre o relvado e a bancada na procura pelos castigados treinadores, e Paulo Fonseca deixa o convite: "Teria muito gosto em ver o jogo no camarote, sentado ao lado do Marco."" - OJOGO

Ligações:
OJOGO - "Aves-Estoril com treinadores sentados... na bancada"

terça-feira, 6 de março de 2012

PAULO FONSECA SUSPENSO

Paulo Fonseca foi suspenso por 15 dias pela Comissão de Disciplina da LPFP e o clube condenado a pagar 750€ depois da expulsão no polémico jogo de Domingo frente ao Arouca.

O Guarda-Redes Marafona não poderá defrontar o líder Estoril pois o cartão amarelo que recebeu depois do lance do falso penalty foi o seu quinto desta temporada.

Ligações:
LPFP - Disciplina

VITÓRIA DO C.D.AVES FUTSAL

C.D.AVES  6  -  2  EPB

Depois da interrupção para a taça e da deslocação a Macedo de Cavaleiros, para defrontar o Macedense, a equipa sénior de futsal avense, voltou a casa para defrontar o EPB, em mais um jogo do campeonato nacional da II divisão que, começa a ter contornos definidos principalmente nos lugares do fundo da tabela.

Depois do grande jogo realizado no passado sábado, frente a um forte candidato á promoção, o C D Aves hoje no seu pavilhão, cilindrou completamente o EPB.

Desde o apito inicial do árbitro, os forasteiros nunca apresentaram argumentos, capazes de colocar em causa o domínio, ou principalmente a marcha do marcador que, o C D Aves iniciou bem cedo por Guedes. Ao intervalo os comandados de Norberto Monteiro (Cavaco) já venciam por 3 – 1, os tentos avenses foram apontados por Guedes, Flecha, e Ferrugem, de salientar que o golo do EPB foi apontado por Diabo, na conversão de um livre de dez metros. 

Na segunda parte, assistimos a mais do mesmo, com o C D Aves a dominar o seu adversário, apesar do esforço demonstrado pelo seu opositor, ao nível técnico e tático no sentido de inverter a marcha do placard, mas seu sortir efeito, pois, os donos da casa continuavam a ampliar a vantagem, primeiro por Magalhães, depois por Pereira e finalmente por Steve.

O EPB ainda viria a diminuir a desvantagem para 6 – 2, de novo por Diabo, que foi o marcador de serviço dos forasteiros. Devemos salientar o crescendo de forma da equipa avense, facto que coincide com a retoma de todo o potencial do plantel.


Os melhores do C D Aves
Steve 3
Magalhães 2
Pereira 1

ÚLTIMOS RESULTADOS

D.Aves 1 - 0 Tirsense
Sábado (03/03/12) - 15h00
Campo Bernardino Gomes
Classificação Actual: 1º Lugar

Amarante 3 - 4 D.Aves
Domingo (04/03/12) - 09h00
Parque Desportivo da Lomba
Classificação Actual:  6º Lugar
.
D.Aves 4 - 0 Paredes
Domingo (04/03/12) - 10h00
Campo Bernardino Gomes
Classificação Actual: 4º Lugar

Gondomar 1 - 0 D.Aves
Sábado (03/03/12) - 15h00
Classificação Actual: 8º Lugar

D.Aves 1 - 1 Raimonda
Sábado (03/03/12) - 17h00
Campo Bernardino Gomes
Classificação Actual: 11ºLugar 

Benjamins A/Juniores E
Macieira da Maia 2 - 10 D.Aves (A)
Classificação Actual: 6ºLugar 

Benjamins B/Juniores E
D.Aves (B) 2 - 5  Tirsense
Classificação Actual: 7ºLugar

Futsal:

Seniores:
D.Aves 6 - 2 EPB
Sábado (03/03/12) - 17h30
Pavilhão do C.D.Aves
Classificação Actual: 10º Lugar

Juniores/Juniores A/Sub-19:
Gondomar 2 - 1 D.Aves
Sábado (03/03/11) -18h00
Classificação Actual: 11º Lugar

ÚLTIMAS ARBITRAGENS CAUSAM MAL-ESTAR

Armando Silva confessa-se estupefacto


O trabalho da equipa de arbitragem no empate em Arouca esteve longe de agradar aos responsáveis do Aves. Em causa está o lance do primeiro golo da formação da casa, que surgiu na sequência de uma grande penalidade muito duvidosa. Na sequência do lance, Paulo Fonseca acabou por ser expulso do banco pelo árbitro Rui Costa, depois do técnico ter entrado em conflito com o auxiliar Nuno Manso. No final do desafio, Paulo Fonseca admitiu que disse palavras “pouco simpáticas ao auxiliar”, mas não se mostrou arrependido: “Não retiro uma virgula àquilo que lhe disse.”

Armando Silva
Ligações: 

segunda-feira, 5 de março de 2012

RESCALDO DO (AROUCA + 1) vs CD AVES

Com algum atraso, aqui vai um pequeno resumo das notícias referentes à partida que o Aves disputou em Arouca:

Quase todas as notícias dão conta do "pénalti inexistente" a favor do Arouca assinalado pelo auxiliar Nuno Manso (ver Record, ABOLA). O Jornal OJOGO optou por não emitir uma opinião sobre o lance, limitando-se a falar de uma "grande penalidade muito contestada". Por vezes o jornalista ao serviço deste diário desportivo emite uma opinião, por vezes não. Sabe-se lá qual é "a regra da casa"... se calhar nem há regras.

Paulo Fonseca desta vez não se conteve e foi bastante duro com a arbitragem, acabando por afirmar aquilo que toda a gente viu: "Arbitragem não nos deixou ganhar". Por outras palavras, o capitão Tiago Valente expressou a sua revolta através do Facebook e deixou uma mensagem aos Avenses: "queremos mais e melhor".

O Moreirense venceu ao cair do pano e ultrapassou o Aves na classificação.

O resumo do Aves - Arouca pode ser visto aqui.

domingo, 4 de março de 2012

PALAVRA DE CAPITÃO!

Retirado do Facebook oficial do capitão Tiago Valente

EMPATE COM SABOR AMARGO EM AROUCA

O Desportivo empatou a 2 bolas em Arouca, deixando fugir a vantagem aparentemente confortável de dois golos que tinha à entrada dos últimos dez minutos. O primeiro golo do Arouca surgiu de uma grande penalidade claramente inexistente (inventada/estranhíssima/forçada/inacreditável). O técnico Avense acabou por ser expulso pelo árbitro Rui Costa devido a protestos.

Aqui fica o vídeo do lance que marca a partida.

sexta-feira, 2 de março de 2012

VITÓRIA EM RIBEIRÃO COM GOLO DE DIGAS

"O Aves deslocou-se ontem a Ribeirão, onde venceu, por 1-0, o emblema local em jogo-treino que serviu para preparar o embate em Arouca. O golo do triunfo avense foi apontado pelo jovem central Digas. Ausente desta partida, esteve Ricardo Chaves, por precaução, uma vez que o médio tem apresentado alguns sintomas de síndrome gripal." - OJOGO

Ligações:

21ª JORNADA DA LIGA ORANGINA

A 21ª Jornada da Liga Orangina iniciou-se ontem (Quinta-Feira) numa partida entre dois adversários directos do Desportivo: Naval e Atlético empataram a 2 golos.

01.03.2012 (Quinta- Feira)
Naval 2-2 Atlético

03.03.2012 (Sábado)
Estoril - Penafiel

04.03.2012 (Domingo)
Arouca - CD AVES
Belenenses - Trofense
Leixões - Portimonense
U. Madeira - Freamunde
Moreirense - UD Oliveirense
Santa Clara - Sp. Covilhã

quinta-feira, 1 de março de 2012

AVES JOGA HOJE EM RIBEIRÃO

"O Aves realiza esta tarde um jogo-treino em Ribeirão, onde irá defrontar a equipa local, tendo em vista a preparação do encontro com o Arouca. Será uma boa oportunidade para o treinador Paulo Fonseca afinar os aspetos técnico-táticos que considere plausíveis. João Pedro é baixa certa, pois está suspenso por um jogo, por consequência da expulsão na última jornada." - OJOGO

A 21ª Jornada da Liga Orangina começa hoje com o encontro Naval - Atlético.

Ligações: